Doador de medula óssea precisa de cartão do SUS

Quem quer se cadastrar para doar medula óssea precisará, além de documentos pessoais, apresentar o Cartão Nacional de Saúde. Todo doador precisa estar cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida se transformou em um entrave para as pessoas que não dependem da saúde pública, mas querem ser doadores.

É que o cartão só pode ser retirado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Assim, o interessado deverá, antes de ir ao hemocentro, procurar um posto.

A assistente social do Hemocentro Regional de Maringá, Teresa Maria Pauliqui Peluso, diz que tenta viabilizar a possibilidade de emitir o cartão. “Em Ribeirão Preto já conseguiram a autorização para isso”, compara. Nas UBSs, o interessado precisa apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência para fazer o cartão. O número da inscrição é manuscrito e o cartão entregue na hora. Segundo informações do posto de saúde da Zona Sul de Maringá, não há filas para isso, o atendimento é feito no balcão e é rápido.

O hemocentro argumenta sobre a exigência. “O banco de dados de doadores de medula é público, ligado ao SUS, por isso é preciso o cartão. As pessoas dizem que não usam o SUS, mas se eventualmente precisarem de um transplante de medula, a busca será pelo SUS”, explica Teresa.

Ela diz que, desde quando a portaria entrou em vigor, poucos doadores de medula não tinham cartão. “Às vezes, a pessoa tem e não se lembra.

O cartão é feito, por exemplo, quando ela toma uma vacina. Sempre fazemos uma busca no sistema e, na maioria das vezes, encontramos o cadastro no SUS.”

Fonte: O Diario

Anúncios
Esse post foi publicado em Doe vida. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s