O Precursor do Transplante de Medula Óssea

Conheçam o Dr. Edward Donnall Thomas, nascido em 1920 no Texas- EUA. Este simpático senhor, em 1990, aos 70 anos de idade, recebeu o prêmio Nobel em Medicina pela seu trabalho e pioneirismo em Transplante de Medula Óssea entre pacientes não aparentados. Portanto, foi o homem que conseguiu obter os primeiros sucessos em tratamento de pacientes com leucemia e outras doenças do sangue.

Entrou para a Harvard Medical School em 1943 e recebeu o M. D. (Doctor of Medicine) em 1946 e passou mais um ano pesquisando hematologia com o Dr.Clement Finch. Trabalhou no Massachusetts Institute of Technology como médico residente, e chefe da residência médica do Peter Bent Brigham Hospital in Boston. A convite do Dr. Joseph Ferrebee foi trabalhar no Mary Imogene Basset Hospital in Cooperstown, NY  em 1955, filiado à Columbia University, onde iniciou suas pesquisas com transplantes de medula em humanos e cães. Mudou-se para Seattle em 1963 a convite do Dr. Robert Williams, um famoso endocrinologista e primeiro chairman do Department of Medicine at the University of Washington, para integrar um programa de pesquisas no Seattle Public Health Hospital. Em 1975, sua equipe mudou-se para o Fred Hutchinson Cancer Research Center, em troca de melhores condições de pesquisa sobre transplantes de medula, passando também a trabalhar em cooperação com o Swedish Hospital Medical Center.

Aposentou-se um pouco antes de conquistar o Nobel em Medicina e até aquele momento sua equipe já havia executado mais de 4.000 transplantes de medula em seus pacientes. Até poucos anos atrás ele ainda frequentava os corredores e tinha algumas atividades no Fred Hutchinson Cancer Research Center, que é um centro de referência mundial para tratamento de Câncer.

Fonte: http://www.nobelprize.org

Anúncios
Esse post foi publicado em Doe vida. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s