Doação de Medula Óssea

O que é medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

O que é transplante de medula óssea?

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. 

Quem pode doar?

  • Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos, e que esteja em bom estado geral de saúde. A única restrição é para quem fez tratamento de radioterapia ou quimioterapia, ou ser HIV positivo. Quer dizer, se você tem anemia, diabetes, colesterol, etc, não tem problema. Pode procurar o hemocentro mais próximo e cadastrar-se normalmente.
  • Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue e preenchida uma ficha com informações pessoais.
  • Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro e seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
  • Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação.
  • ANTES DE SE CADASTRAR TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE O ATO DA DOAÇÃO PODE SALVAR UMA VIDA!!! EM ALGUNS CASOS O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA É A ÚNICA ESPERANÇA DE CURA PARA DOENÇAS HEMATOLÓGICAS.

 Como é o transplante para o doador?

Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de no máximo 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde. 

Quais os riscos para o doador?

Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento que necessita de anestesia, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (máximo 15%). O procedimento de doação requer internação de 24 horas. Dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada. Uma avaliação pré-operatória detalhada verifica as condições clínicas e cardiovasculares do doador visando orientar a equipe anestésica envolvida no procedimento operatório.

Onde você pode se cadastrar?

Em Londrina é possível se cadastrar como doador voluntário de Medula Óssea no seguinte endereço:

Hemocentro Regional de Londrina
Prédio anexo ao Hospital Universitário,
Rua Cláudio Donisete Cavilieri, 156 – Jd Aruba
Fone (43) 3371-2218

Em Curitiba dirija-se aos seguintes endereços:

Instituto Pasquini
Rua Alcides Munhoz, 433 – Mercês
Fone (41) 3240-6578

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar
Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV
Fone (41) 3281-4000/4051 

Para as demais localidades procure os  Bancos de Sangue ou Hemocentros de sua cidade.

32 respostas para Doação de Medula Óssea

  1. Pingback: .::Papo de Mulheres » Salve Vidas, seja um doador de Medula Óssea!!

  2. Pingback: O que é transplante de medula óssea? |

  3. Fernanda disse:

    Olá Helen! Sempre te admirei como profissional e como pessoa. Além de linda é extremamente competente! Parabéns por sua iniciativa, coragem e determinação! Já sou doadora, mas conte comigo para que mais pessoas tenham consciência da importância de ser um doador! Vou imprimir parte do seu blog informando o que é ser um doador de medula óssea e divulgar aqui no trabalho e aonde for possível! Estamos junto com vc! Fica com Deus e um forte abraço!

  4. André Oliveira dos Santos disse:

    Boa tarde, Helen.
    Sou advogado e moro em São Paulo – SP. Não conheço ninguém que seja portador de Leucemia, porém, senti no coração o desejo de ajudar as pessoas que esteja nessa condição.
    Efetuei o meu cadastro como doador de medula óssea trinta dias passados e estou aguardando a oportunidade de ser abençoado com a doação. Também passei a ser doador de sangue, pois seu que esse singelo gesto pode salvar vidas.
    Coloco-me a disposição para o que for necessário.
    Beijos.

  5. Pingback: O que é transplante de medula óssea? |

  6. ADRIANA OLIVEIRA disse:

    Ola, sou doadora de médula, caso eu tivesse alguma doença eu seria comunicada?

    Obrigada

  7. Nilton Rodrigues de Santana disse:

    Helen, tenho uma filha que está, há mais de dois anos, doente com uma Leucemia Mielóide Crônica. Ela está na 3a.fase dos quimioterápicos, portanto, possívelmente terá que enfrentar um transplante. Ela está se tratando em Curitiba, no HOSPITAL de Clínicas, que é referência nacional na modalidade câncer. Não ficou internada como você, por quê, há alguma diferença nesse tratamento, de paciente para paciente? Gostaria que vc entrasse em contato com ela cujo E-mail é : fsantanaarruda@gmail.com. oportunizando conhecer suas experiências e apuros passados com a leucemia, lhe dando incentivos para continuar na luta pela vida. Ela é casada, desde 1.994, portanto com 39 anos, tem tem três filhos dos quais um com 20 anos, cursando Medicina na UERP, em Ribeirão Preto/SP. Por favor faça isso, que ficarei muito grato e ela precisa de uma injeção de ânimo para enfrentar essa barra. Que Deus te ilumine e obrigado de coração;
    Nilton Rodrigues de Santana

  8. Maria Aparecida Paula Santos disse:

    Oi, gostaria muito ser uma doadora de medula.Mais tenho um problema de coagulaçao leve.Quero saber se posso ser doadora,

  9. Rodrigo Ernesto Gulikers Rwenault disse:

    A Doutora vai me pedir um exame para saber se eu posso doar para meu filho, portador de Leucemia Mieloide Crônica.Isto já é possível?

    • Olá Rodrigo! Sim esta técnica de doação de entre pais e filhos é bem atual e possível. Ficamos sabendo que muitos centros no Brasil já estão aplicando esse protocolo com sucesso. Em qual cidade vocês estão fazendo tratamento?

  10. Roberta disse:

    Olá Helen! Você já conheceu a sua doadora? Te peço desculpas por sempre postar comentários no seu blog, quase me apossei dele né rss. Saúde pra ti. bjos

    • Oi Roberta! Tudo bem? Adoro ver as pessoas participando do blog…. Isso é muito bom!!! Veja quantas pessoas tem passado por aqui para contar suas experiências como doadores, tirar duvidas, etc. E agradeço muito pela participação de todos vocês, pois é disso que precisamos: cada vez mais conscientizar as pessoas! Toda contribuição é super válida! Eu ainda não conheci minha doadora. Tenho muita pouca informação sobre ela, mas espero sim um dia poder conhece-la. Continuo aguardando, no tempo de Deus. Um beijo pra você!

  11. Giseli Rodrigues disse:

    Olá! Minha vó está com leucemia mieloide aguda, e esta internada no Hospital de Santa Maria HUSM…
    Por isso acho muito importante ser um doador de sangue e de medula, ajudar a salvar vidas!

  12. maria goreti da silveira disse:

    meu nome e maria goreti ,,,me cadastrei em ser doadora da medula em 2005 ,,agora dia 28 /09/2015 recebi um telegrama do redome possivelmente sou compativel com alguem ,,,,,,estou no aguardo ,e que seja feita a vontade do nosso deus,,,,estou esperando o hemocentro entrar em contato,,,moro em itapetininga interior

  13. mari disse:

    quem tem tireoidite de Hashimoto ( doença autoimune ) pode doar ?

  14. Josiane disse:

    Vou doar medula pro meu irmão

  15. MARIA GORETI disse:

    em 2005 me cadastrei numa campanha ,,e agora em setembro de 2015 ,o redome do rio de janeiro me chamou ja fiz o exame de compatibilidade e deu certo ,,,agora mais tres amostra estou feliz ..sei que e uma criança em orlando……. aguardamdo o procedimento …..obgd DEUS

  16. Deise Nais disse:

    Oi pessoal! Como andam as confirmações? Meu exame ficou pronto, agora na ansiedade pelo exame do meu doador! Ansiosaaaaa! Não sei se já comentei aqui que tenho a opçao de fazer um transplante haploidentico, isso é receber a medula do meu irmão mesmo ele não sendo 100% compativel, vcs tem conhecimento deste transplante? Sabem se há bastante sucesso? Aqui no Clinicas em Porto Alegre foram feitos 4 e estao todos pacientes bem e em remissao 🙂

  17. Nilza gomes da Silva disse:

    Ola meu nome é Nilza gomes da silva, a + ou – 7 anos fiz uma coleta de material pra doação de medula ossea para uma campanha que estava ocorrendo aqui na minha cidade, infelizmente não fui compativel mas este material foi para o banco de doadores, já tinha até esquecido deste assunto, esta semana recebi uma ligação perguntando se ainda estaria disposta a doar pois a uma possivél compatibilidade com alguém,fiquei muito feliz em imaginar que posso ajudar alguém renovei meu cadastro preenchi algumas informações que agora vai ser feita uma triagem e esto no aguardo de novo contato se tudo der certo e for da vontade deus estou a disposição pra ajudar alguém que esteja precisando de parte de minha medula.

  18. ROBERTA disse:

    Que alegria, Deus te escolheu para salvar uma vida.

  19. Jefferson marcelo Melo da silva disse:

    Me cadastrei anos atrás, minha mãe recebeu um telefonema falando que o meu sangue era compatível para uma pessoa, quem atendeu foi o meu cunhado que não sabia o meu número de telefone, estou aguardando estou disponível, esse é o número 36045081 ou 95838185

  20. Deise Nais disse:

    Exato! Ou se possível dá uma ligada lá pro Inca e peça para te ligarem novamente! Imagina que tem alguém esperando por ti 🙂
    Rua dos Inválidos, 212 – 11º andar – Centro – Rio de Janeiro / RJ
    Telefone do REDOME.: (21) 2505-5656 / 2505-5639 / 2505-5638
    E-mail: redome@inca.gov.br

    Ou entre no site e mande teus dados:
    http://redome.inca.gov.br/o-redome/contato/

  21. Joalisson Araújo disse:

    Olá me chamo Joalisson tenho 24 anos sou e Belém Pará. No entanto tenho diabetes I hereditária. Mas tenho o desejo de doar pra ajudar a quem precisa.
    Vida por vidas.
    Aguardo informações
    Grato

  22. Boa noite uma mãe pode se recusar a salvar sua filha com leucemia ? Ela é 100% compatível perante a lei, ela pode ser obrigada a doar ? Obrigado .
    Att. Paulo

  23. Liza disse:

    Olá Boa noite , estou com amigo esperando o transplante , gostaria de saber se eu posso fazer um exame para saber se sou compatível por conta própria , e se sim, se isso é muito caro ou tem como fazer de graça? ele está muito mal , e já perdeu as esperanças 😢gostaria muito de poder ajudá-lo

    • Sergio disse:

      Oi Liza, o exame de compatibilidade direta só é realizado entre parentes de 1º grau ou seja, irmãos, filhos, pai e mãe. O caminho correto para você ajudar o seu amigo e outras pessoas que estão na mesma condição é através do cadastro nacional. Qualquer duvida estamos a disposição!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s